Responsive image

Informações científicas


Interpreting a covid-19 test result

Artigo de Jessica Watshon et al publicado na British Medical Journal (BMJ) em 12 de maio 2020, com explicações bem didáticas sobre interpretações possíveis dos testes de COVID-19.


Comentário do curador: Artigo online inclui uma calculadora interativa para interpretar resultados de testes!


#COVID-19


Radiação UV e temperaturas vs COVID-19

A radiação UV (UVA, UVB e UVC) está presente na luz solar e representa uns 10% de toda a radiação eletromagnética do sol. Artigos teóricos e de simulação disponíveis na internet sugeriam que essa radiação (principalmente a UVC) evitaria a contaminação pelo novo coronavírus. Cabe lembrar que UVC é normalmente absorvida pela camada de ozônio e não chega à superfície (aliás, que bom que é assim). Não dá pra contar com clima quente para controlar a COVID-19. Como já sabemos aqui no Brasil desde a chegada da pan...


Comentário do curador: Comentários de Stevens Rehen (UFRJ/IDOR) + reportagem na FSP ( https://www1.folha.uol.com.br/amp/equilibrioesaude/2020/06/acao-germicida-do-sol-tem-baixo-poder-para-impedir-transmissao-de-coronavirus-aponta-estudo.shtml )


#temperatura

#COVID-19

#contágio


Efetividade de máscaras como proteção

Um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, publicado em maio 2020, oferece novas evidências de que as máscaras podem ser cruciais para evitar uma nova onda de infecções. A pesquisa afirma que os lockdowns sozinhos não serão suficientes para impedir futuras ondas de contágio, a não ser que isso seja combinado com o uso massivo de máscaras para retardar a propagação da doença. Mesmo máscaras de pano caseiras, que têm eficácia limitada, podem "dramaticamente" reduzir a taxa de transmissão se us...


Comentário do curador: Descrição retirada parcialmente de reportagem da BBC News Brasil em 16/junho/2020 ( https://www.bbc.com/portuguese/geral-53058930 )


#proteção

#transmissão

#máscaras


Tendências da evolução da Covid-19 no mundo

Gráfico que mostra a evolução da pandemia no mundo, a partir dos dados coletados pela Johns Hopkins University e pelo jornal The New York Times. O site foi criado pela Aatish Bathia Science, que visa a despertar o interesse das pessoas por conhecimentos científicos.


Comentário do curador: Uma das melhores maneiras de acompanhar a pandemia no mundo.


#ciência

#dados


COVID-19 transmissão aérea virulenta

Artigo "Identifying airborne transmission as the dominant route for the spread of COVID-19" publicado em 11/junho/2020 na PNAS (Academia de Ciências U.S.A) que demonstra que o contágio por transmissão aérea é dominante.


Comentário do curador: Máscaras faciais eficazes!


#transmissão

#COVID-19


Inspire - ventilador pulmonar aberto

Pesquisa e desenvolvimento de ventilador pulmonar aberto de baixo custo - USP



#pesquisa

#USP

#ventilador


Why Immunity is So Complicated

Matéria da Revista do grupo de museus Smithsonian (26 Maio 2020) - Why Immunity to the Novel Coronavirus Is So Complicated



#imunidade


CBPF e Predição COVID-19

Pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF) fizeram trabalho mostrando como a doença deve evoluir em vários países. Constantino Tsallis, pesquisador emérito do CBPF, em coautoria com seu colaborador Ugur Tirnakli, do Departamento de Física, Universidade Ege (Turquia). Os cálculos estão baseados na chamada q-estatística (ou estatística de Tsallis), proposta pelo físico teórico há cerca de 30 anos – artigo que, hoje, tem mais de 5,3 mil citações, segundo o Web of Science.


Comentário do curador: Divulgação também pela assessoria do CBPF em https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/pesquisadores-do-cbpf-calculam-evolucao-da-pandemia


#COVID-19

#predição


Como coronavírus afeta pulmões

Vídeo em 3D



#pulmonar